Minibiografia - Cayo Rayan

 

Biografia Rápida

Minibiografia - Cayo Rayan Araújo de Lima 

 

Cayo Rayan Araújo de Lima nasceu em 10 de setembro de 2002 em Várzea Alegre-CE.

Cayo é filho da professora Cilene Araújo e do vigia Raimundo Neto, ambos também nascidos em Várzea Alegre. O casal sempre incentivou o filho a se envolver com o mundo das letras, um universo que também interessava grandemente o garoto. Cayo aprendeu a ler e escrever com quatro anos, em casa, e com cinco anos já tinha ganhado, em primeiro lugar, um concurso de melhor conto da escola dele.

Em 2007, o menino, no auge dos seus cinco anos, reconhecia a literatura como uma amiga, a qual ele tinha grande apreço. Foi logo após esse primeiro êxito com a literatura, em que Cayo venceu um concurso de escrita por ter apresentado o melhor conto entre todos os seus colegas, que ele escreveu, em um caderno pequeno, os primeiros rabiscos de duas estórias muito importantes para ele: A Rainha do Gelo e O Rei Mascarado, essa última trama sendo um futuro livro que o rapaz lançaria em 2015.

Com o decorrer da sua infância, Cayo continuou a se envolver com projetos de leitura e escrita. Em 2008 ele ganhou o mesmo concurso da escola, novamente em primeiro lugar, e além de receber a medalha, aproveitou a oportunidade para fazer um pequeno discurso em que agradeceu a sua mãe por todo o apoio e parabenizou todos os responsáveis pelo projeto.

Em 2009, já numa escola nova, Cayo ganhou um concurso de leitura, tendo o garoto sido o aluno que mais leu livros e entregou os resumos pertinentes a eles para a banca avaliadora.

Contudo, mesmo com a paixão do menino para com as letras sendo inegável, ainda foi preciso que um pontapé inicial o colocasse de vez na literatura. O pontapé que lançou Cayo como escritor foi uma perna quebrada. O garoto, na época com dez anos, sofreu um acidente numa aula de educação física e quebrou a perna direita, tendo que passar por uma cirurgia e ficando afastado da escola por um mês. Durante esse tempo ausente, Cayo decidiu escrever sobre como estava se sentindo, só que sob a perspectiva de um personagem. Foi assim que surgiu “O Menino Solitário”, um conto relativamente simples, que foi impresso e publicado como livro e que comoveu a população varzealegrense.

O menino de dez anos que quebrou a perna e lançou um livro se tornou uma notícia viral em sites e jornas impressos e em poucos dias todos estavam comentando sobre o caso. Numa entrevista dada para o Jornal Várzea Alegre, Cayo relatou que já se sentia famoso com toda aquela repercussão, mas que não sabia se continuaria no mundo literário como escritor.

Ainda no mesmo ano, em outubro de 2013, o garoto Cayo, com apenas onze anos, já não deixava dúvidas de que tinha mesmo gostado de escrever, pois em menos de um ano ele já estava lançando seu segundo livro, o intitulado “Verdades ou Mentiras”, que era uma adaptação criativa e engraçada a história da Arca de Noé, onde o protagonista Oaclaf, um falcão peregrino designado por Deus, começa a avisar aos demais animais sobre a grande inundação.

Em 2014, Cayo inovou o catálogo infantil, apostando numa história com traços mais parecidos com o gênero do terror e do suspense. “Memusa” foi o terceiro livro do jovem, o qual foi muito bem aceito pelos varzealegrenses.

Em 2015, para finalizar a era voltada para o público infantil da sua obra, Cayo lançou seu melhor livro, até hoje. “O Rei Mascarado” é uma ficção medieval que conta a história do rei Henrique, um nobre com dupla identidade que tem a sua filha sequestrada por um dragão.

Desde 2015, Cayo vem trabalhando no seu primeiro romance: Os Diamantes Mágicos – E a Guerra Entre Dois Mundos, o qual já foi tema de diversas entrevistas e palestras e quase foi lançado em 2018, numa parceria com a editora PenDragon, mas que acabou sendo suspenso por tempo indeterminando em decorrência de problemas pessoais.

No ano de 2019 o jovem escritor, já com dezesseis anos, participou, com dois poemas, da antologia poética Metropolitanos.

A poesia é um gênero que o rapaz vem investindo muito desde que criou um blog autointitulado Cayo Rayan, em 2016, seguindo o conselho do seu amigo de longa data e também escritor, Israel Batista. Nesse blog Cayo posta poemas e contos, conforme os vai escrevendo. Além de postar obras menores, o Blog de Cayo também é palco para que ele fale sobre os eventos de que participa e dos projetos que cria, como o dos Videopoemas, no qual ele produziu e editou vídeos em que ele narra seus textos. Além disso, ele também posta sobre aspectos da sua vida pessoal, como quando ele passou em Medicina e o quanto ele se sentiu feliz e realizado por ter seguido seu sonho e atingido o objetivo de seguir uma profissão cuja a essência é ajudar as pessoas.

O jovem conta que sempre quis ser médico, mas que essa vontade foi muito intensificada no episódio em que ele quebrou a perna duas vezes, uma pelo acidente na escola e outra por um erro médico. Desde aquela época o garoto já tinha a vontade de ser um excelente ortopedista para que ninguém precisasse passar pelo que ele passou duas vezes.

Hoje, Cayo Rayan continua apaixonado pela leitura e pela escrita, está cursando medicina na UFMT – Sinop e se sente realizado com o curso que escolheu. Continua sempre postando contos e poemas novos no seu blog e confirma que já está trabalhando no segundo livro da trilogia de Os Diamantes Mágicos, o livro intitulado Os Diamantes Mágicos – E A Vingança De Um Império.

Comentários

Postagens mais visitadas